A certeza dos dias que virão

@fabiospontes.bsky.social


Sempre começa com alguma piada. A imagem de um churrasco, uma cerveja, alguma comilança. Os amigos postam fotos juntos. Promessa, piscina, pagode, pipoca, pet, pantufa, passeio, pedal, praia, pé na estrada, igarapé. Outros fazem analogias com relógios e o tempo que falta, ou sobre como não suportam mais trabalhar nessa semana que parece não ter fim. Para alguns o #sextou começa no sábado, para outros mais afortunados, na quinta - e há ainda aqueles que enforcam antes disso. 

O #sextou é um sentimento, uma brincadeira, um grito de libertação. A catarse, o meme, o apelo cômico para o descanso. Uma desculpa, um movimento, um selo de aprovação social. Estranho é quem não participa dessa epidemia, desse propagar por meio das redes que você é "mais um". Um merecedor, um guerreiro, um lutador que superou o julgo do trabalho semanal e conquistou seu lugar ao sol para mais um sábado seguido de um domingo glorioso.

Aos meus olhos, tudo sempre me pareceu estranho. Mais: uma ressaca dos tempos que vivemos. Refletir sobre o trabalho (e a vida até aqui) e suas muitas inutilidades, a falta de objetivos palpáveis. Por que alguém faria isso? Por que enfrentar uma dor de cabeça dessas? O fim de semana, por outro lado, promete descanso, promete bálsamo para a alma, uma fuga momentânea da prisão, liberdade de ir e vir -  ou cair pelas tabelas para os que consomem álcool sem freios. #Sextou. 

O derramar de fantasias em dias vindouros. Escapar do tédio, de encarar a própria existência. Acreditar em um futuro de alegrias e certezas, frente às incertezas do presente. Expectativa de dias melhores a um raio de sol de distância. Um novo e radiante amanhecer. Ignorar os sinais presentes e imaginar um escape seguro da loucura cotidiana, do desencanto, da maldade, da avareza, do consumo desnecessário, do entretenimento vazio, dos vícios e adicões modernas.

(Será que) Existe alegria genuína sem a certeza de uma saída recheada de expectativas?

Existe uma saída?


Marcel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emoldurar

Diálogos

Arrependimentos no retrovisor