Coincidências


[...]

Rascunhos que fiz na manhã de um domingo de julho enquanto aguardava o começo de um concurso público que prestei. Houve uma pequena confusão na entrada e um dos fiscais me deixou temeroso. Por alguns minutos temi não poder realizar a prova. Foi tudo uma questão de interpretação errada e isso me levou a voltar no tempo quando prestei um outro concurso e durante a realização da prova uma situação ocorreu comigo e por pouco eu não fiquei de fora do certame. E lá se vão 12 anos... E isso me fez refletir se o que acontecia pela manhã não era um presságio ou apenas uma mera coincidência

-


Pensamento Pendular

A última vez que enfrentei algum tipo de confusão ao fazer um concurso público foi do meu atual emprego como funcionário público. Será um bom presságio? Hehe. Não sei.

Não costumo mais, ou pelo menos tento com muita consciência, ligar pontos imaginários ou imaginar coincidências. Essas superstições só me levaram a bobagens e muitos dos futuros imaginários por onde viajei. Nossa, e como eu viajei durante esses anos.

Esse excesso de pensamentos, esse excesso de futuros, só me trouxe uma sobrecarga. Eu estava o tempo todo exercitando um pensamento pendular: as vezes no passado, imaginando e imaginando como poderia ter sido ou ter agido, eu mesmo como o herói de algo que de fato nunca ocorreu.

Já na outra ponta do pêndulo eu sempre estou à frente. Às vezes alguns meses, ou apenas no ano seguinte. Sempre nesse futuro imaginado eu sou pleno: faço academia, tenho um carrão da moda, sou maduro, descolado, bom de papo, estou com a saúde física e mental em dia, e não tenho problemas financeiros. Às vezes ainda vou além e me dou ao prazer (quase um mecenas) de ajudar amigos mais próximos a alcançar aquela vaga no concurso público dos sonhos.

Enfim, quanta imbecilidade. Quanta bobagem. Ligar pontos imaginários, pensamento em ciclo, pensamento pendular. Tudo isso foram armadilhas que me sequestraram do presente. De estar presente na minha própria vida.

-Suspiro-

Às vezes tudo o que eu preciso é inspirar e expirar por alguns minutos e me achar novamente no presente.

-Suspiro-

A prova já vai começar. Hora de guardar essas anotações no bolso.

Tudo o que eu preciso é estar presente


Marcel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emoldurar

Diálogos

Arrependimentos no retrovisor