Morte, Homenagem e Amizade
A morte é apenas uma breve despedida
Ela foi uma grande amiga. E como grande amiga que foi, foi. E um belo dia nos afastamos. Casamos. Depois rimos, quando descobrimos, cada um no seu lugar, que casamos.
Fomos muito confidentes. Conversávamos horas, ora bolas. Ela me apresentou uma nova religião, a religião do alto astral. Havia uma seriedade naqueles olhos e também muita pureza nos momentos que compartilhamos juntos. Lembro das muitas conversas que tivemos andando de ônibus, nos corredores da faculdade, no carro. Das risadas que demos juntos ao telefone e tantas outras situações.
Lembro a última vez que te vi, você estava trabalhando concentrada em frente ao computador. Você não me viu. Guardei para comentar em algum momento depois - e esse depois nunca chegou.
Fiquei sabendo dos seus dias doentes, e da sua passagem meses depois. Um colega me falou por acaso. Eu não quis acreditar. Foi um momento difícil. Quando chorei por você, a terra foi ingrata, as minhas lágrimas não secaram.
Guardei seu nome, telefone, endereço e lembranças aqui comigo e prometi para mim mesmo que uma filha minha teria o seu nome. Lembro como se fosse hoje quando prometi isso para sua irmã bem perto de onde eu trabalhava. Os anos passaram e eu não consegui cumprir minha promessa. A ideia da homenagem não foi bem aceita e quanto mais eu falava, mais a história toda ficava parecendo como um amor mal resolvido. Nós dois sabemos que não era nada disso, mas enfim, fui vencido. Um nome bem bonito foi escolhido.
E anos depois, minha filha nasceu e um outro nome, não por mim, foi escolhido...
Esqueci da promessa, mais anos se passaram e até que um dia me deparei com algo que não sabia, ou não lembrava. E pela primeira vez em muitos anos, lembrar de você me trouxe um sorriso alegre, uma satisfação que apenas algumas poucas pessoas souberam até hoje. Foi quando eu descobri/relembrei o nome da mãe da minha melhor amiga: Marina.
Minha filha, Marina: o outro nome que foi escolhido... |
De uma promessa não cumprida, para uma história (uma amizade) pra lembrar por toda a vida.
Até um dia, minha amiga.
Marcel
Comentários
Postar um comentário